Friday, January 3, 2020

Passando o Rabisco a limpo: o que foi e o que vem


Boa tarde amigos!

A maneira como percebemos o tempo é em grande parte uma construção social. Uma amostra desse efeito é a forma como enxergamos o intervalo entre Natal e Ano Novo como uma sequência de domingos. Construções sociais tem suas utilidades apesar de serem constantemente alvos de críticas. E se uma virada de ano nos dá a desculpa perfeita para nos organizarmos, então essa já é uma utilidade.

Deixando as digressões de lado, fato é que vou aproveitar desse simbolismo de um novo ano para repassar um pouco esse meu diário público chamado Rabisco do Don. 2019 trouxe experiências interessantes e entre elas estão o fintwitBR e o blog. São complementares.

O fintwitBR me dá a oportunidade de interagir em tempo real com um público sofisticado do mercado brasileiro. Eu sei que essa opinião sobre o valor do fintwitBR não é compartilhada por muitos. Mas o segredo do twitter, assim como do bom investidor, é dizer mais “Não” do que “Sim”.

Com uma boa dose de “mutes” e ignorando boa parte das discussões, o twitter rende o que chamo de experiência depurada, que é a experiência que vale a pena para mim. Dessa forma, o fintwitBR me rendeu aprendizados e novos conceitos em 2019. E isso é exatamente o que almejei desde o início.

Sobre o blog, é uma excelente maneira de organizar pensamentos. Escrever é um exercício que deve ser cultivado. Eu não escrevia com regularidade desde a época das minhas cartas – e lá se vão alguns anos – e notei que a estruturação do meu raciocínio tinha se deteriorado quando voltei a escrever o blog. Estou recuperando aos poucos, ou ao menos assim espero. Então indico a todos que escrevam, ainda que seja para ninguém ler. É uma boa prática para o seu crescimento.

O RABISCO DO DON EM 2019

Aqui vai um breve resumo do que foi o blog em 2019. Meu objetivo foi estruturar pensamentos ao mesmo tempo em que escrevia com liberdade, e acho que foi o que alcancei. 

Sobre os posts e como eles se organizam:

I) Do investimento

Os fundamentos de um grande negócio são estruturados sobre quatro pilares:

1. O negócio possui vantagem competitiva

              . “O conceito de Moat”

              . “Fontes de Moat”

2. O investidor entende o negócio

              . “O conceito do Círculo de Competência”

3. O negócio está com preço atraente, fornecendo margem de segurança

              . “Margem de segurança”

4. O negócio é conduzido por executivos honestos e competentes

              . “Crônica: o modelo do professor e o direito de vencer” sobre Sam Walton

             . “Um alguém chamado Henry Singleton. Apenas Henry Singleton, sem PhD no final.” sobre Singleton e a lendária Teledyne

              . “Textos épicos: carta aos acionistas da Amazon, 1997” sobre Jeff Bezos

              . “Os Missionários”

II) Do investidor

Se entender enquanto investidor e evitar as armadilhas da nossa natureza é tão ou mais importante do que avaliar negócios.

. “Diversificação e diversidade”, sobre o lugar ao sol que existe para diferentes perfis de investidores

. “Textos Épicos: "A Lesson on Elementary Worldly Wisdom", Charlie Munger 1994”, introduzindo o conceito das Malhas dos Modelos Mentais (em inglês)



. “Uma ode ao short-seller.”, homenagem a um tipo específico de investidor, o short-seller

III) Da caminhada




IV) Aspectos de negócios e avaliações

. “Inovação,por Bob Iger”, o elemento da inovação pelo CEO da Disney




. “Uber de alguma coisa”, sobre o (des)entendimento a respeito do modelo de negócios do Uber

. “Peter Lynch 1994 Lecture”, uma verdadeira aula do mestre



V) Tecnicalidades

Foi concentrado no modelo Software as a Service.





VI) Pensamentos soltos & outros

. “A psicologia da riqueza”, sobre a relação entre dinheiro e riqueza

. “A alavancagem, o grande público e - mais uma - lição de Buffett para os profissionais”, sobre a responsabilidade de profissionais com o grande público

. “Começando”, primeiro texto do blog



. “Meu gestor de investimentos favoritos.”, sobre como eu escolheria um gestor de fundos


O RABISCO DO DON PRA 2020

Digamos que não dou guidance para o blog. 😊

É difícil dizer o que vem pela frente. O Rabisco é um exercício de prazer sem obrigações. Eu não tenho pauta nem data limite. Mas dá pra esperar que o mix dos temas seja parecido com o que foi em 2019 e que vá ser sempre assim, pelo simples fato de que esses são os meus interesses.

Então a tendência é eu dar um fechamento nessa sequência do modelo SaaS, listar mais dos meus modelos mentais e escrever sobre outras empresas. Entre uma coisa e outra, vou falando sobre temas e aspectos dos negócios que me venham a cabeça na hora.

Quero também explorar mais tecnicalidades, especificamente sobre Valuation. Minha idéia é dar acesso ao conhecimento do Valuation para qualquer um que se interesse. Ainda estou pensando no formato e sugestões são sempre bem vindas.

Para concluir espero que os meus rabiscos tragam mais e mais leitores com engajamento e interações de qualidade. Essa é a experiência depurada de um blog. E você já sabe: é a experiência depurada que me interessa.

Stay cool,
Don Black

No comments:

Post a Comment