Friday, July 12, 2019

Textos Épicos: "A Lesson on Elementary Worldly Wisdom", Charlie Munger 1994

Esse vai ser o primeiro post do blog em que o conteúdo não vai ser meu. Sorte sua, já que o conteúdo vai ser de ninguém menos do que Charlie Munger.

Ainda que eu não precise, eu faço questão de me explicar. Os gigantes dos investimentos produziram uma vasta quantidade de materiais épicos ao longo dos anos. Alguns são largamente conhecidos enquanto outros nem tanto.

Toda vez que vejo alguém lendo algum relatório de sell side ou alguma coluna da parte de investimentos de algum jornal de grande circulação eu penso no custo de oportunidade desse leitor. Afinal de contas, lá se foi um tempo que poderia ter sido bem gasto lendo um desses textos épicos que pouca gente conhece. Sendo assim, pretendo postar alguns desses textos aqui, para download e apreciação.

Já adianto meu pedido de desculpas pois alguns desses textos serão em inglês. Eu sei que muita gente sabe inglês mas ainda assim isso contraria o objetivo do blog de propagar o conhecimento entre brasileiros.

Por isso faço questão de, aos poucos, ir traduzindo todos os textos para postar aqui. Se você puder me ajudar nessa empreitada de tradução, peço que por favor entre em contato comigo. Já adianto que não haverá nenhuma compensação financeira mas vou dar os devidos créditos pelo trabalho.

Sem mais delongas, o primeiro texto que vou postar é de um discurso fenomenal que Charlie Munger deu em 1994 na USC Business School. Esse texto foi escolhido como primeiro por que, além de ser fantástico, vai introduzir a idéia da Malha de Modelos Mentais, tema do próximo post. Segue o link:

Charlie Munger: A Lesson on Elementary Worldly Wisdom - Speech Given at USC Business School, 1994

No comments:

Post a Comment