Tuesday, July 16, 2019

A Malha dos Modelos Mentais



"Bem, a primeira regra é que você não tem como saber alguma coisa se você só lembra fatos isolados e tenta martelar de volta. Se os fatos não existem juntos em uma teoria de malhas, você não os tem de uma forma que dê pra usar. Você tem que ter os modelos na sua cabeça. E você tem que organizar sua experiência tanto indireta quanto direta nessa malha de modelos. Você deve ter notado alguns estudantes que apenas tentam lembrar e martelar de volta aquilo que é lembrado. Bem, eles falham na escola e na vida. Você precisa organizar a experiência em uma malha de modelos na sua cabeça.", Munger


No último post eu recomendei a leitura de um discurso de Munger por que eu considero esse discurso um verdadeiro presente. A idéia era falar apenas sobre negócios mas Munger foi muito além e nos ofereceu um framework para melhorar nossa tomada de decisões. Ele explicou sobre a Malha dos Modelos Mentais, uma forma de tornar a complexidade do mundo um pouco mais administrável e melhorar nossa qualidade de pensamento. 

A Malha dos Modelos Mentais faz parte da minha vida há algum tempo, sem que eu nunca tivesse conseguido formaliza-la. Ela veio da minha compulsão por fazer anotações. Começou antes da faculdade e vai até os dias de hoje. Eu observo um comportamento e tomo nota. As vezes eu tento explicar o comportamento mas as vezes não tem nada pra ser explicado. Tomo nota de uma forma ou de outra.

Com o tempo eu fui percebendo que os comportamentos se repetiam. Não só com os outros como comigo também. E essa é a importância de ter esses modelos mentais mapeados. Podemos evitar comportamentos que, embora automáticos, nos prejudicam. E claro, também podemos entender melhor as outras pessoas. Aos poucos nós vamos nos educando em torno dos Modelos Mentais e passamos a pensar de forma diferente.

Munger vai um pouco além do meu básico exercício de anotações sobre o comportamento humano. Segundo Munger, modelos fundamentais de diferentes áreas do conhecimento como engenharia, psicologia e biologia devem se encaixar nessa Malha dos Modelos Mentais para evitar uma visão de túnel. Como na fábula do cego e do elefante, uma visão limitada prejudica a percepção do todo. E a Malha dos Modelos Mentais ajuda a eliminar esses pontos cegos.

“’Você precisa saber as grandes idéias das grandes disciplinas e usá-las com frequencia – todas elas, e não só algumas. A maioria das pessoas é treinada em um só modelo – economia, por exemplo – e tentam resolver todos os problemas de um só jeito. Você conhece o velho ditado: para o homem com um martelo, o mundo parece um prego. Essa é uma maneira estúpida de lidar com os problemas.”, Munger



Nesse blog eu vou abordar alguns dos meus modelos mentais. O primeiro deles já deve ser o tema do próximo post. Cabe reforçar que os meus modelos mentais são MEUS, são a forma como EU enxergo o mundo. São resultado de anos de observações, leituras e experiências pessoais. E sim, me servem bem na hora de investir já que sempre recorro ao meu  checklist de vieses antes de fazer algum investimento.

Eu não recomendo a ninguém que copie os meus modelos mentais. Vejo muita gente repetindo a idéia dos modelos mentais e copiando listas de modelos já prontas. É uma maneira pobre de lidar com o conceito. É importante que você crie os seus próprios modelos. Por que? Porque vai força-lo a prestar atenção à sua volta e, com isso, aprender a pensar diferente.

Não vou mentir: a construção de modelos mentais é trabalhosa e não acaba nunca. É basicamente um projeto de uma vida, que primeiro toma forma e depois vai sendo moldado aos poucos. Mas como tudo que vale a pena, é uma agradável jornada.

Stay cool,
Don Black

No comments:

Post a Comment