Thursday, April 11, 2019

Política I

A primeira ironia do blog começou cedo já que vou dedicar os primeiros posts a um assunto que pretendo nunca mais abordar por aqui. É como o velho conselho do Charlie Munger, "inverta, sempre inverta!". E é invertendo, buscando aquilo que vou evitar, que vou falar agora de política.

O ser humano tem fixação em política. É como uma droga: hoje você dá só uma opinião no bar e amanhã você está em guerra com sua família. Como é com todo dependente que tenta racionalizar seu vício, as desculpas são várias. No meu ramo de atuação o mais comum é dizer que é imprescindível na avaliação do futuro dos negócios. Sei...

O primeiro problema surge quando o investidor, munido dessa crença, se vê obrigado a antecipar o próximo passo político. O microcosmo político é caótico. Nem os políticos fazem idéia do que vem pela frente. Cientistas políticos renomados estão sempre sendo traídos pelos fatos. A imprensa, com suas tantas fontes confidenciais, passam ao largo da verdade com frequencia. Eventuais vantagens competitivas não criam videntes: somos todos péssimos!

O segundo problema surge quando, convicto acerca dos próximos acontecimentos políticos, o investidor tem que transformar sua tese política em investimento. O jogo de causa e consequencia entre política e investimento parece simples mas não é. Muita gente acreditou que uma vitória do Trump traria caos imediato e duradouro aos mercados. Ou seja, tudo muito longe do que se viu. Todo dia, em todo o mundo, surgem milhares de exemplos parecidos. Saber como o mercado vai tratar o desenrolar político só é simples quando olhamos no retrovisor.

Passar ileso pelos dois problemas acima não é fácil. Fica ainda mais difícil para o investidor que é também um fanático político. Nesse caso ele vai ter que lidar com a fragilidade das suas convicções políticas, um desafio e tanto para o cérebro viciado. Não é fácil acreditar que boas coisas virão das decisões daquele político que você despreza ou que tragédias virão das decisões daquele político com quem você tem um alinhamento de idéias.

Para tornar tudo ainda mais interessante, depois de encerrado o processo só o que o investidor precisa é repetir o ciclo de previsão e aposta. Saber o que está pra acontecer e saber onde colocar o dinheiro diante disso. Repetir sem parar, consistentemente. Repetir sempre e repetir certo.  O investidor não pode se dar ao luxo de ficar errando. O investidor não vai simplesmente ouvir piadas, ver uns memes debochados e seguir sua vida. O investidor vai perder dinheiro. E sempre que ele perder 50%, ele vai ter que fazer 100% pra voltar ao que era. Essa é a graça e a desgraça do investidor, nunca é só mais um dia de chutes e opiniões. Nunca é indiferente.

Enfim, acho mesmo que qualquer investidor que acredita ser possível vencer dessa maneira deveria ganhar um prêmio por sua fé. A questão é saber então o que fazer. Uma questão para o próximo post.

Stay cool,
Don Black

No comments:

Post a Comment