Para os
nossos acionistas:
A Amazon.com
superou muitos marcos em 1997: até o fim do ano, nós servimos mais de 1.5
milhão de clientes, gerando um crescimento de receitas de 838% para $147.8 milhões, e ampliamos nossa
liderança no mercado apesar da agressiva entrada dos competidores.
Mas esse é
o Dia 1 para a internet e, se nós executarmos bem, para a Amazon.com. Hoje, o
comércio online economiza dinheiro e um tempo precioso para os clientes.
Amanhã, através da personalização, o comércio online vai acelerar o próprio
processo de descoberta. A Amazon.com usa a internet para criar valor real para os
seus consumidores e, fazendo isso, espera criar uma marca duradoura, mesmo em
mercados grandes e estabelecidos.
Nós temos
uma janela de oportunidade a medida que grandes participantes mobilizam
recursos para buscar oportunidades online e os clientes, novos nas compras
online, são receptivos para formar novos relacionamentos. O cenário competitivo
continua a evoluir em um ritmo acelerado. Muitos grandes participantes se
mudaram para a internet com boas ofertas e dedicaram consideráveis recursos e energia para construir reconhecimento, tráfego e vendas. Nosso objetivo
é de nos movermos rapidamente para solidificar e ampliar nossa posição atual
enquanto começamos a buscar as oportunidades do comércio online em outras
áreas. Nós vemos oportunidades substanciais nos grandes mercados que estamos
focando. Essa estratégia não vem sem risco: ela requer sérios investimentos e
grande execução contra as empresas líderes estabelecidas.
Tudo Se
Trata do Longo Prazo
Nós
acreditamos que uma medida fundamental do nosso sucesso vai ser o valor para o
acionista que nós criamos no longo prazo. Esse valor vai ser um resultado
direto da nossa habilidade de ampliar e solidificar nossa posição atual de
liderança no mercado. Quanto mais forte for nossa liderança de mercado, mais
poderoso vai ser nosso modelo econômico. Liderança de mercado pode se traduzir
diretamente em maiores vendas, maior lucratividade, maior giro de
capital e, correspondentemente, melhores retornos sobre o capital investido.
Nossas
decisões tem refletido esse foco consistentemente. Primeiro nós nos medimos em
termos das métricas que são mais indicativas da nossa liderança de mercado:
crescimento de clientes e vendas, o quanto nossos clientes continuam comprando
da gente, e a força da nossa marca. Nós investimos e vamos
continuar investindo agressivamente em expandir e alavancar nossa base de
clientes, marca e infraestrutura a medida que nos movemos para estabelecer uma
franquia duradoura.
Por que
nossa ênfase é no longo prazo, nós podemos tomar decisões e ponderar tradeoffs
diferentemente de algumas companhias. Dessa forma, nós queremos dividir com
você nossa abordagem fundamental de gestão e tomada de decisões para que você,
nosso acionista, possa confirmar que é consistente com a sua filosofia de
investimento:
- Nós vamos continuar a focar incansavelmente nos nossos clientes.
- Nós vamos continuar a tomar decisões de investimentos à luz das considerações de liderança de mercado a longo prazo, ao invés de considerações de lucratividade de curto prazo ou reações de curto prazo de Wall Street.
- Nós vamos continuar medindo nossos programas e a efetividade dos nossos investimentos analiticamente, para descartar aqueles que não fornecem retornos aceitáveis, e para intensificar nosso investimento naqueles que funcionam melhor. Nós vamos continuar a aprender tanto dos nossos sucessos quando dos nossos fracassos.
- Vamos tomar decisões de investimentos ousadas, e não tímidas, onde nós enxergarmos uma probabilidade suficiente de obter vantagens de liderança de mercado. Alguns desses investimentos vão valer a pena, outros não, e nós vamos ter aprendido uma nova e valiosa lição em qualquer um dos casos.
- Quando forçados a escolher entre otimizar a aparência da nossa contabilidade reportada e maximizar o valor presente do fluxo de caixa futuro, nós vamos escolher o fluxo de caixa.
- Nós vamos compartilhar nosso processo de pensamento estratégico com você quando nós tomarmos decisões ousadas (a medida que as pressões competitivas permitirem), para que você possa avaliar por si mesmo se estamos fazendo investimentos racionais para liderança de longo prazo.
- Nós vamos trabalhar duro para gastarmos com sabedoria e mantermos nossa cultura de operação enxuta. Nós entendemos a importância de reforçar continuamente a cultura de consciência de custos, particularmente em um negócio que incorre em perdas líquidas.
- Nós vamos equilibrar nosso foco em crescimento com ênfase em rentabilidade de longo prazo e gestão de capital. Nesse estágio, nós escolhemos priorizar o crescimento porque nós acreditamos que escala é um elemento central para alcançar o potencial do nosso modelo de negócios.
- Nós vamos continuar a focar em contratar e reter funcionários versáteis e talentosos, e continuar a atrelar suas remunerações à opções de ações ao invés de dinheiro. Nós sabemos que nosso sucesso vai ser amplamente afetado pela nossa habilidade de atrair e reter uma base de funcionários motivados, onde cada um destes deve pensar como, e consequentemente deve agir como, um dono.
Nós não
somos tão ousados a ponto de afirmar que o que está acima é a filosofia de
investimento “certa”, mas é a nossa, e nós seriamos negligentes se nós não
fossemos claros na abordagem que tivemos e que vamos continuar a ter.
Com essa
fundação, eu gostaria de passar agora para uma revisão do nosso foco de
negócios, nosso progresso em 1997, e nossa visão para o futuro.
Obsessão Com Clientes
Desde o
início, nosso foco tem sido em oferecer um valor atraente para nossos clientes.
Nós percebemos que a Web era, e ainda é, o grande mundo da espera. Sendo assim,
nós decidimos oferecer aos clientes algo que eles simplesmente não poderiam ter
de nenhuma outra maneira, e começamos a servi-los com livros. Nós trouxemos
para eles uma seleção muito maior do que seria possível em uma loja física
(nossa loja ocuparia hoje seis estádios de futebol), e apresentamos isso em um
formato útil, fácil de procurar e fácil de encontrar, em uma loja aberta 365
dias por ano, 24 horas por dia. Nós mantivemos um foco obstinado em melhorar a
experiência de compras, e em 1997 melhoramos nossa loja substancialmente. Nós
agora oferecemos para nossos clientes vale-presente, compras com apenas um click,
e muito mais avaliações, conteúdo, opções de pesquisa e recursos de
recomendação. Nós reduzimos dramaticamente os preços, assim aumentando o valor
para o cliente. Boca a boca continua sendo uma poderosa ferramenta de aquisição
de clientes, e nós estamos agradecidos pela confiança que nossos clientes
depositaram em nós. Compras recorrrentes e boca a boca se combinaram para fazer
da Amazon.com a líder do mercado em vendas online de livros.
Sob
qualquer métrica, a Amazon.com percorreu um longo caminho em 1997:
- As vendas cresceram de $ 15.7 milhões em 1996 para $ 147.8 milhões – um aumento de 838%
- Número de contas de clientes cresceu de 180,000 para 1,510,000 – um crescimento de 738%
- O percentual de compras recorrentes cresceu de pouco mais de 46% no quarto trimentre de 1996 para mais de 58% no mesmo período em 1997
- Em relação ao alcance de audiência, de acordo com a Media Metrix, nosso site pulou da posição 90 do ranking para o top 20
- Nós estabelecemos relacionamentos de longo prazo com muitos parceiros estratégicos importantes, incluindo America Online, Yahoo!, Excite, Netscape, GeoCities, AltaVista, @Home, e Prodigy
Durante 1997, nós trabalhamos duro para expandir nossa infraestrutura de negócios para suportar esses níveis de tráfego, vendas e serviços muito elevados:
- A base de funcionários da Amazon.com cresceu de 158 para 614, e nós fortalecemos significativamente nosso time de executivos
- A capacidade do centro de distribuição cresceu de 4,600 m2 para 26,500 m2, incluindo a expansão de 70% das nossas instalações em Seattle e do lançamento do nosso segundo centro de distribuição em Delaware em Novembro
- Estoque subiu para mais de 200,000 títulos no fim do ano, permitindo com que melhorássemos a disponibilidade para nossos clientes
- Nossos saldos de caixa e investimentos no final do ano eram de $ 125 milhões, graças ao nosso IPO em maio de 1997 e ao nosso empréstimo de $ 75 milhões, nos proporcionando uma flexibilidade estratégica substancial
Nossos Funcionários
O sucesso
do ano passado é o produto de um grupo talentoso, inteligente e esforçado, e eu
tenho muito orgulho em ser parte desse time. Estabelecer altos padrões para
nossas contratações tem sido, e vai continuar sendo, o elemento mais importante
do sucesso da Amazon.com
Não é fácil
trabalhar aqui (quando eu entrevisto as pessoas eu digo para elas, “Você pode
trabalhar duro, por muitas horas ou de forma inteligente, mas na Amazon.com
você não pode escolher duas das três.”), mas nós estamos trabalhando para
construir algo importante, algo que importa para nossos clientes, algo que nós
poderemos contar para nossos netos. Essas coisas não são fáceis de serem
medidas. Nós temos uma enorme sorte de ter esse grupo de funcionários dedicados
cujo sacrifício e paixão constrõem a Amazon.com.
Objetivos
para 1998
Estamos nos
estágios iniciais de aprender como trazer nosso valor para os consumidores através
do comércio online. Nosso objetivo continua sendo solidificar e ampliar nossa
marca e nossa base de clientes. Isso requer investimento contínuo em sistemas e
infraestrutura para oferecer excepcional conveniência para o cliente, seleção e
serviço a medida que crescemos. Nós estamos planejando adicionar música na
nossa oferta de produtos, e ao longo do tempo nós acreditamos que outros
produtos podem ser investimentos prudentes. Nós também acreditamos que existem
oportunidades significativas para melhor servir nossos clientes internacionais,
como reduzir o tempo de entrega e melhor adaptar a experiência do cliente.
Para ter certeza, uma grande parte do nosso desafio vai estar não em achar
novas maneiras de expandir nosso negócio, mas em priorizar nossos
investimentos.
Nós agora
sabemos muito mais sobre comércio online do que quando a Amazon.com foi
fundada, mas nós ainda temos muito a aprender. Apesar de sermos otimistas, nós
temos que continuar vigilantes e manter um senso de urgência. Os desafios e
obstáculos que nós vamos encarar para transformar nossa visão de longo prazo da
Amazon.com em realidade são muitos: competidores capitalizados, capazes e
agressivos; desafios de crescimento consideráveis e riscos de execução; os
riscos de expansão geográfica e de produtos; e a necessidade de grandes e contínuos
investimentos para atender a uma oportunidade de mercado em expansão. No
entanto, como já falamos bastante, a venda online de livros, e o comércio
online em geral, devem se provar um mercado muito amplo, e é provável que várias
empresas tenham benefícios significativos. Nós nos sentimos bem pelo que já
fizemos, e ainda mais animados sobre o que queremos fazer.
1997 foi de
fato um ano incrível. Nós na Amazon.com somos agradecidos aos nossos clientes
pelos seus negócios e confiança, a cada um de nós mesmos por nosso trabalho duro, e
aos nossos acionistas pelo seu apoio e encorajamento.
Jeffrey P. Bezos
Founder and Chief Executive Officer
Amazon.com, Inc.
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