Monday, April 15, 2019

O conceito de Moat



Moat é um dos mais poderosos conceitos em investimentos e foi inventado por ninguém menos do que Warren Buffett. Na tradução literal moat significa fosso e o seu significado econômico vem de uma inspiração medieval onde Buffett faz uma analogia entre um business e um castelo que deve ser defendido.

Segundo Buffett, se você tem um castelo, é de se esperar que outras pessoas virão tentar tomá-lo de você. E quanto mais bonito ele for, maior será a dedicação dessas pessoas para tomar esse castelo. Elas vão tentar de tudo, te atacando por todos os lados e usando todos os recursos que elas tiverem. Então você tem que buscar maneiras de proteger o seu castelo e, no caso, você vai querer o maior fosso possível. Você vai querer um fosso largo e profundo, cheio de jacarés e o que mais você puder colocar lá para proteger o seu castelo.

No mundo dos negócios é bem por ai que as coisas funcionam. Se você tem um negócio muito lucrativo, é certo que outras empresas vão buscar uma maneira de pegar uma fatia desse seu lucro. Elas não vão simplesmente ficar paradas vendo seu negócio ficar mais próspero a cada dia. Então é importante que você consiga proteger esse negócio dos seus concorrentes. E a maneira de você fazer isso é construindo um grande fosso ao redor do seu castelo. Seu negócio precisa de um moat!

Com a palavra, o mestre:

"Então nós pensamos em termos desse moat (fosso) e da impossibilidade de cruzá-lo como o critério principal de um grande negócio. E nós falamos para nossos gestores que nós queremos que o moat fique mais largo todo ano. Isso não quer dizer necessariamente que o lucro vai ser maior esse ano do que no anterior porque ás vezes ele não vai ser mesmo. No entanto, se o moat ficar mais largo a cada ano, o business vai se sair bem. Quando nós vemos um moat que é frágil de alguma maneira, então simplesmente é muito arriscado. Nós não sabemos como avaliar isso. E, então, nós deixamos pra lá. Nós acreditamos que todos os nossos negócios - ou virtualmente todos os nossos negócios - tem excelentes moats" - Warren Buffett durante reunião anual da Berkshire Hathaway em 2000

Moat também é um conceito muito debatido no espaço acadêmico. Michael Porter, professor da Harvard Business School, já há muito tempo estuda o impacto das forças competitivas na estratégia de uma empresa. Porter usa o termo "vantagem competitiva" para descrever aquilo que Buffett chama de moat. No final das contas, as duas se referem a aspectos do negócio que são muito difíceis de serem replicados pela concorrência e que, portanto, conferem grande vantagem pra uma empresa.

Um exemplo? Marcas! E é sobre isso que me referi no post anterior quando citei a Disney. Se uma mãe for comprar um boneco para seu filho e encontrar um boneco da Disney pelo mesmo preço que um boneco genérico, qual você acha que ela vai comprar? Ela vai pensar em como um boneco de baixa qualidade pode ser arriscado para uma criança e seu cérebro vai acessar, ainda que inconscientemente, todas aquelas memórias que ela tem sobre o mundo mágico da Disney. E ela vai pensar que não só a Disney tem esse mundo mágico mas que a Disney também não arriscaria colocar seu nome em um brinquedo mal fabricado que pudesse colocar uma criança em uma situação de risco. Todas essas boas associações que fazemos automaticamente quando pensamos em uma marca acabam construindo uma poderosa vantagem competitiva.

Existem muitas outras vantagens competitivas além das marcas mas não vou entrar em detalhes agora. O objetivo do post é apenas familiarizar o leitor com o conceito de moat. Eu vou me referir a moats várias vezes nesse blog e portanto é importante que o leitor saiba o que isso quer dizer.

Apesar de ser um conceito simples de entender, não se iluda: quase tudo é difícil quando falamos em moats. Moats são difíceis de atacar, de construir, de medir e até mesmo de detectar. E na minha opinião é também um dos temas mais fascinantes, então pode esperar que ainda vou falar muito de moats por aqui.

Stay cool,
Don Black

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