Sunday, June 9, 2019

Meu gestor de investimentos favorito


Eu não sou uma pessoa de investir em fundos de investimentos. Na verdade, eu não sou uma pessoa de  terceirizar a gestão do meu patrimônio. Então é justo dizer que minha experiência enquanto cliente é limitada. Por outro lado tive a sorte de conhecer gestores extraordinários, alguns dos quais são hoje verdadeiros amigos. A minha experiência observando o trabalho desses grandes gestores me fez ver alguns traços comuns entre eles. E vou usar esse post pra compartilhar alguns desses traços.

Peço que o leitor coloque em perspectiva que minha experiência é basicamente no mercado americano e europeu. Mas, sinceramente, não vejo porquê esses traços não seriam aplicáveis à gestores brasileiros.

Além disso, lembro que meu objetivo aqui não é ensinar ninguém a escolher fundo de investimento. Longe de mim ter essa pretensão. Pessoalmente, acho mais fácil escolher uma boa ação do que um bom gestor. Escolher um bom fundo de investimento não é simples e sugiro que você desconfie de qualquer pessoa que tente te convencer do contrário. Principalmente se for comissionado. Mas se eu tivesse que escolher um fundo, esses seriam os principais traços que eu buscaria nos seus gestores:

TRANSPARÊNCIA BRUTAL

Os grandes gestores são obcecados por transparência. Eles se esforçam para deixar claro qual é a filosofia, o processo de investimento, as taxas envolvidas e tudo o mais que possa esclarecer o que eles tem a oferecer. E eles começam fazendo isso antes de você investir.

Muitas das vezes a impressão que dá é que eles não querem seu dinheiro. E a verdade é que em muitos casos eles não querem mesmo. Eles não querem o dinheiro de alguém que questiona o processo o tempo inteiro. Eles não querem o dinheiro de alguém que resgata na primeira correção de mercado. É justo dizer que eles não querem o dinheiro de quem não entende o que eles estão fazendo. E é por isso que eles tentam deixar tudo claro desde o primeiro dia.

Alguns gestores incorporam um ar de Capitão Nascimento nesse processo de esclarecimento. Eles falam que os resultados demoram, que a performance vai sofrer e que você vai sofrer mais ainda. Mandam você imaginar seus investimentos caindo 50% só para ver sua reação. E se você hesitar, vão deixar claro que talvez seja melhor você procurar outro lugar pra investir.

Parece brutal mas a verdade é que é um grande favor que eles te fazem. Se você é vegano, existem lugares que vão te fazer mais feliz do que uma churrascaria. Invista com gestores que possuem filosofia e processo de investimento alinhados com suas expectativas.

ALINHAMENTO

Os grandes gestores comem a própria comida. Todos os grandes gestores que conheço tem pelo menos 90% do próprio patrimônio investido no próprio fundo. Além disso, fazem a gestão de parte considerável do patrimônio de familiares e amigos. Isso acontece principalmente porque 1- eles confiam no próprio trabalho, 2- eles acreditam que vão tomar melhores decisões se estiverem no mesmo barco que os clientes e 3- eles se sentem na obrigação moral de manter esse alinhamento com os clientes.

FOCO

Os grandes gestores focam em performance e não em captação. Eles não ficam alardeando o número de clientes que possuem ou quanto de patrimônio eles estão gerindo. Eles sequer ligam pra isso. Na verdade, boa parte dos grandes gestores se esforça para evitar o que chamo de elefantíase patrimonial. A elefantíase patrimonial acontece quando o gestor fica responsável por um volume tão grande de recursos que passa a comprometer a performance. É por isso que muitos grandes gestores colocam um alto valor de investimento mínimo, fecham o fundo ou até mesmo retornam dinheiro para os cotistas.

LOW PROFILE

Os grandes gestores não fazem fila para aparecer em matéria de jornal, não fazem canal de youtube e sequer fazem propaganda. Enquanto o gestor comum se esforça para aparecer, divulgar seu fundo e captar, o grande gestor evita holofotes, entrega o prometido e, por causa disso, acaba captando.

Como não quero escrever um livro do tipo “100 coisas que você deve procurar em um gestor antes de investir”, vou parar por aqui. Mas vou fechar o post com algumas observações caso você queira sair por ai avaliando os gestores com base nesses traços. Vou fazer isso por um simples motivo: muito gestor comum tenta enganar o investidor fingindo ter os traços dos grandes gestores. Ainda que não seja possível ter certeza de que você não será enganado, convém tomar algumas medidas por precaução. Vamos lá:

- O grande gestor tem grandes retornos. Vejo muito gestor comum dizendo que seu fundo é de longo prazo para justificar retornos medíocres e, quando vamos ver, o longo prazo nunca chega. É verdade que o grande gestor passa por períodos ruins, mas se o fundo não apresentar grandes retornos anualizados em períodos de 3-5 anos, é melhor ficar de fora.

- O grande gestor é consistente com seu processo. Outra coisa que vejo é, por exemplo, o gestor dizer que gosta de manter grandes empresas por longos períodos e, quando vamos ver, tem um alto turnover de posições. A melhor forma de ver se o gestor faz o que promete é lendo suas cartas. Dá trabalho mas vale a pena. Aprende-se muito sobre um gestor por suas cartas. E se o gestor for bom, aprende-se muito sobre investimentos também.

- O grande gestor é o grande gestor e não um time que muda a cada dois anos. Assim como o fundo do grande gestor é o fundo e não uma prateleira de vários fundos com várias estratégias para satisfazer vários perfis de investidores. O fundo deve ter um responsável, e o responsável deve ter um fundo. Como diria Charlie Munger, ninguém quer consultar um proctologista que além de proctologista também trabalha como dentista.

Resumindo, o grande gestor é transparente com o investidor, consistente em seu processo, focado em performance, tem grandes resultados pra mostrar, não faz gestão de vários fundos diferentes, não é popstar e coloca seu dinheiro junto com o dinheiro do cotista.

Se depois de ter feito sua pesquisa você encontrou um gestor e resolveu investir com ele, então chegou a sua hora de fazer sua parte: deixe ele trabalhar! Deixe seu dinheiro investido por um tempo ao invés de sair por aí resgatando por qualquer solavanco. Se você não está preparado pra ficar casado, então não se case.

Stay cool,
Don Black

No comments:

Post a Comment