Monday, September 7, 2020

A Pizzaria do Don: Demonstrações financeiras para iniciantes

Tenho um conhecido que diz que relatórios financeiros estão para investir como o manual do carro está para dirigir. Uma das coisas mais estúpidas que você já ouviu, eu sei. É verdade que para alguns traders os números financeiros de uma companhia são dispensáveis mas não é disso que o rapaz se refere. Ele realmente se enxerga como um investidor de longo prazo e acha que não precisa olhar para os relatórios da companhia.

Para ele basta uma avaliação qualitativa geral do negócio. Na verdade ele já usou até estratégias mais esotéricas como comprar uma ação só porque sonhou com ela. Para surpresa de ninguém, esse rapaz não depende dos seus investimentos. Ele é apenas como boa parte dos participantes do mercado: se diverte com a atividade, não ganha muito mas também não perde o suficiente para sair do jogo. E assim vai indo.

Entender relatórios financeiros é obrigatório para um investidor. Essa é uma verdade. Outra verdade é que primeiro precisamos aprender a andar para um dia corrermos. Munido dessas duas verdades decidi escrever o texto de hoje, um texto básico sobre os relatórios financeiro que espero que possa ajudar os iniciantes.

Então aqui fique avisado de que esse é um texto inicial sobre relatórios financeiros. Se você já entende disso, seu tempo vai ser melhor aproveitado em alguma outra coisa.

SIGA O DINHEIRO

A melhor forma de entender contabilidade é pensar no negócio. Vamos imaginar como o dinheiro se mexe dentro de um negócio simples.


(1) Uma empresa precisa de dinheiro para começar. Ela vai levantar dinheiro vendendo parte do negócio ou pegando dinheiro emprestado. Assim, acionistas ou credores vão fornecer capital para o início das operações.

(2) e (3) A empresa vai pegar essa grana e pagar por equipamentos e instalações para começar a produzir seu estoque que, mais tarde, será vendido.

(4) e (5) Na hora da venda a empresa pode vender a vista ou a prazo. Se vender a vista o estoque vai virar dinheiro. Se for a prazo o estoque vira contas a receber.

(6) Contas a receber é só um jeito chique de chamar o bom e velho fiado. Tudo que foi vendido a fiado fica no contas a receber até que o cara que pegou fiado pagar o que deve. Quando o cara finalmente paga o que deve esse valor sai do contas a receber e vira dinheiro na mão da empresa.

Agora que a empresa já ganhou uma grana com suas vendas ela vai poder gastar esse dinheiro de várias maneiras:

(7) parte disso vai para produção com a compra de matéria-prima.

(8) parte vai para investimentos. Aqui a empresa compra mais equipamentos para poder ampliar a produção por exemplo.

(9) parte vai embora na forma de impostos para aquele sócio que ninguém gosta muito chamado governo.

(10) e parte volta para aqueles que deram dinheiro lá no início de tudo. Pode voltar na forma de dividendos para os investidores/sócios ou na forma de juros de dívida para os credores.

 Legal, não é? Agora você se pergunta, “tudo bem, mas como isso ai se transforma em relatórios financeiros?”.

Pra responder essa pergunta eu te convido a conhecer a Pizzaria do Don!


A PIZZARIA DO DON


Como ando meio desocupado resolvi abrir uma pizzaria. E como ando meio quebrado, resolvi pegar uma grana emprestada para isso. Apesar de quebrado sou bem relacionado. Por isso peguei 1 milhão de reais no Banco Nacional de Desenvolvimento Economico dos Amigos do Rei, o BNDEAR.

1. Um milhão de reais emprestados pelo BNDEAR. O empréstimos vence daqui a muito tempo:


Agora que tenho dinheiro no caixa é hora de fazer nascer a Pizzaria do Don. Comprei uma pequena loja e dei uma recauchutada. Comprei também um forno de última geração, cadeiras, mesas e louças chiques. No total gastei 700 mil reais com a loja, os equipamentos e o mobiliário.

Sobrou 300 mil. Desses 300 contos eu peguei 200 mil para comprar farinha, queijo, calabresa, vinho, refrigerante e todos os outros ingrediantes que eu preciso para atender minha clientela.

Eu sei que parece muito mas pense que um Romanee Conti é bem caro. Minha pizzaria é de bacana!

Vou guardar 100 mil reais.

2. Comprei loja, equipamento (ativo imobilizado) e estoque.


Se eu tivesse que divulgar um balanço agora o negócio estaria assim:


Noite de inauguração, noite de casa cheia! Alguns amigos políticos que me ajudaram a conseguir o empréstimo com o BNDEAR vieram. Além deles uma turma fez questão de conhecer essa nova pizzaria da cidade.

Quando a noite acabou eu sentei no sofá para tomar nota do que aconteceu. Metade do meu estoque tinha sido vendido. O pessoal se fartou de pizza e vinho caro. Então eu tive um “custo de produtos vendidos” de 100 mil reais (metade dos 200 mil reais do estoque).

Como não sou bobo, abri a pizzaria do Don para ter um bom lucro. Determinei que todo o estoque que eu comprei por 200 mil reais seria vendido por 600 mil reais. Isso me daria uma margem bruta de 67%.

Trabalhei com essa margem na cabeça a noite toda. Como vendi metade do meu estoque, acabei vendendo um total de 300 mil reais (600,000/2). Então eu vendi 300 mil reais de produtos que me tinham me custado 100 mil reais.

 Mas lembra que eu disse que recebi alguns amigos políticos? Pois é, como eles são bacanas e me ajudaram com o empréstimo, eles foram embora e não pagaram. Mas prometeram pagar depois! O valor da conta deles? 70 mil reais. Então foram 70 mil reais que fiquei pra receber no futuro.

3. Vendi metade do estoque. Um total de 300 mil reais sendo que 70 mil reais foi fiado e vou receber depois.




Já era hora de se preparar para a noite seguinte. A hora da abertura estava chegando quando me dei conta de que o estoque de vinho estava baixíssimo! É assustador o quanto essa turma bebe de vinho. Eles dizem que vão comer pizza só para ter uma desculpa para se embriagar.

Fato é que precisei ir no mercado do português comprar mais vinho as pressas. O português é guloso e cobra uma fortuna mas aquela altura eu não tinha tempo para ir em outro lugar. Cheguei no português, escolhi os vinhos e na hora de pagar notei que tinha esquecido o cartão.

Para minha sorte o português é meu amigo! Então agora foi a minha vez de pegar fiado. Peguei 50 mil reais de vinho e fiquei de pagar depois. Bem que eu disse que era vinho pra xuxu e que o português era meu amigo...

Esses 50 conto vão para o “contas a pagar”. O contas a pagar é quando eu pego fiado e o contas a receber é quando pegam fiado de mim.

4. Comprei fiado 50 mil reais de vinho com o português




Indo para a segunda noite eu notei mais um problema! O problema é que o forno estava demorando mais para assar as pizzas. Ele já não estava mais tão eficiente como quando comprei. O nome disso é depreciação. Depreciação é a forma de contabilizar a perda de produtividade dos equipamentos. Meu forno estava um pouco pior mas ainda dava para usar. Chega uma hora em que a depreciação vai se acumulando e o equipamento já não presta mais. Quando isso acontece é hora de substituir o equipamento todo.

Eu ainda não estava precisando substituir todo mas o forno já não era assim mais tão eficiente. Então a contabilidade diz que eu tenho que contabilizar isso de alguma maneira. A contabilidade está sempre querendo contabilizar tudo que acontece.

A minha maneira aqui foi dizer que o forno sofreu uma depreciação de dez mil reais. Na vida real a depreciação é medida e contabilizada de outras maneiras mas por enquanto aceite que o forno sofreu uma depreciação de dez mil reais.

5. Forno sofreu depreciação de 10,000.



Se eu for fazer minha demonstração de resultados agora ela vai ficar assim:




O olhar atento vai notar que meu lucro está diferente da minha variação de caixa. Meu lucro foi de 190,000 enquanto meu caixa cresceu 230,000 (dos 100,000 iniciais para 330,000).

Porque? Essa diferença está no coração da contabilidade. O lucro contábil tenta retratar a realidade economica da empresa da melhor forma possível enquanto o caixa mede apenas quantos reais (R$) já entraram e sairam do negócio.

Lembra quando eu tive que contabilizar 10 mil reais de depreciação do meu forno? Eu precisei fazer isso para deixar claro que meu forno já não esta tão eficiente quanto antes. E por não ser mais tão eficiente, ele hoje vale menos do que ontem. Por isso meu ativo imobilizado saiu de 700 mil reais para 690 mil reais. Esses 690 mil reais é um montante mais realista para a atual situação do meu negócio.

Mas embora esses 10 mil reais tenham afetado meu lucro, ele não afetou meu fluxo de caixa. Não afetou por que eu não gastei nenhum real para consertar o forno. Como se diz, essa depreciação não teve efeito caixa mas impactou meu lucro contábil.

Vamos olhar para o que aconteceu com o balanço da minha pizzaria, comparar com a demonstração de resultados e tentar construir uma demonstração do fluxo de caixa para conciliar essa diferença entre lucro e caixa.

O balanço mudou desde a última vez que construimos (inicial) e agora esta da seguinte forma (final):



(a) Vamos começar do lucro reportado de 190 mil reais. Já expliquei que depreciação afetou meu lucro mas não afetou meu caixa. Sendo assim, precisamos colocar esse valor de depreciação de volta no lucro para tentar chegar no caixa.

(b) Meu estoque saiu de 200 mil reais para 150 mil reais. Essa redução de 200 para 150 mil é uma fonte de caixa para a empresa. É um dinheiro que estava preso na forma de estoque e que agora foi liberado.

(c) O meu contas a receber saiu de zero para 70 mil reais. A decisão de conceder esse crédito para meus amigos políticos foi uma decisão de negócios que eu tomei e que portanto tirou 70 mil reais do caixa.

(d) Meu contas a pagar saiu de zero para 50 mil reais. Esse é um dinheiro que eu deveria ter gastado mas que não saiu da conta porque foi uma compra a crédito. Graças ao meu amigo português essa foi uma decisão de negócios que eu pude tomar e que liberou 50 mil reais para o caixa.



Pronto! Partindo do lucro da pizzaria nós ajustamos as variações das entradas "não-caixa" do balanço e chegamos naquilo que foi o caixa gerado pela operação.

A conclusão mais importante aqui é que o fluxo de caixa e a demonstração de resultados mostram coisas diferentes e por isso é importante que o investidor olhe os dois. 

Eu acho que já está bom para esse primeiro texto. E com tudo que vimos aqui eu gostaria que você pensasse em algumas perguntas:

1) O que é um balanço, uma demonstração de resultados e uma demonstração de fluxo de caixa?

2) Como os três estão conectados?

3) Porque o lucro e o caixa gerado nem sempre iguais? É possível uma empresa ter lucro e quebrar?

Stay cool,

Don Black




2 comments:

  1. Parabéns, ficou didático, simples e bem construído!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigado! O objetivo é esse mesmo, ser simples e didático.

      Delete